«Via Sacra de Maximinos é exemplo de compromisso e união da comunidade»

A Via Sacra de Maximinos assume, este ano, uma nova dinâmica que lhe confere uma identidade própria. O evento, que terá lugar a 20 de Março, tem vindo a afirmar-se como uma iniciativa de relevo e ambiciona integrar o programa das Solenidades da Semana Santa de Braga.

Sob o tema ‘Misericórdia’, a XII edição da Via Sacra de Maximinos representa o esforço e o envolvimento de toda a comunidade. “Para lá do programa oficial das Solenidades, há mais Semana Santa em Braga. Existe um esforço de várias freguesias e de vários voluntários que dão corpo a projectos como a Via Sacra de Maximinos”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação do evento, que decorreu esta Quinta-feira, 18 de Fevereiro, na sede da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.

O evento conta com a participação de cerca de 300 pessoas que farão a recriação ao vivo das 15 estações da Paixão de Cristo, com início no lugar do Penedo até ao Monte de S. Gregório. A encenação terá o máximo de rigor e precisão possíveis, de forma a envolver e fomentar sentimentos e emoções. Para Ricardo Rio, o envolvimento da população neste evento “é um facto assinalável e sinónimo de compromisso entre toda a comunidade e instituições”, convidando os Bracarenses a “disfrutarem de mais um momento marcante na vida da Cidade”.